Mais de 100 passageiros estavam no voo 375 | Foto: Reprodução
Mais de 100 passageiros estavam no voo 375 | Foto: Reprodução

Voo 375: sequestro de avião finalizado em Goiânia chega aos cinemas

Neriton DiasDestaque29, novembro, 2023

Em 29 de setembro de 1988, Goiânia se tornou palco do desfecho de um dos eventos mais aterrorizantes registrados no Brasil.

O sequestro do voo 375 da Viação Aérea de São Paulo (Vasp) visava um colapso contra o Palácio do Planalto, em Brasília.

Graças à coragem dos pilotos e à intervenção eficaz da Polícia Federal, nenhum ato terrorista foi consumado.

Essa proeza heroica foi transformada em um filme, programado para estrear nas telonas em 7 de dezembro.

A produção conta com a colaboração da Star Original Productions, ligada às produtoras da Disney no Brasil.

Anna Elisa Comninos, gerente de marketing da multinacional, destacou a grandiosidade da campanha publicitária, a maior já realizada para uma obra nacional pela empresa.

O filme

Elenco do filme que irá adaptar a história | Foto: Divulgação

Elenco do filme que irá adaptar a história | Foto: Divulgação

“O Sequestro do Voo 375”, dirigido por Marcus Baldini, estreia em 7 de dezembro deste ano.

Constância Viana, coprodutora do filme, revelou que mais de 11 anos de pesquisa sobre os eventos de 29 de setembro de 1988 foram realizados.

A Disney tem realizado exibições do filme para críticos e diversos portais de entretenimento.

O sequestro

Comandante recebeu medalhas por feito heroico | Foto: Reprodução

Comandante recebeu medalhas por feito heroico | Foto: Reprodução/Facebook

De acordo com investigações da época, Raimundo Nonato, desempregado em meio à crise econômica do país, culpava o então presidente, José Sarney.

Assim, planejou embarcar em um avião com a intenção de atingir o Palácio do Planalto e matar Sarney.

Raimundo entrou no voo 375 da Vasp, um Boeing com 110 passageiros e 8 tripulantes, determinado a executar seu plano.

Ele ingressou na fase final da viagem, sacando um revólver calibre .32 para anunciar o sequestro e ferir o copiloto Salvador Evangelista.

Naquela época, os aeroportos não dispunham dos mesmos dispositivos de segurança para bagagens como hoje.

Após o primeiro movimento, Raimundo pressionou o comandante Fernando Murilo de Lima e Silva a mudar a rota.

Com o plano em andamento, o presidente Sarney foi alertado sobre o sequestro e cancelou sua agenda do dia.

Paralelamente, a Força Aérea Brasileira (FAB) mobilizou aeronaves para acompanhar o voo 375.

Em uma tentativa de resposta, o piloto Fernando convenceu Raimundo a mudar a rota para evitar um abate pela FAB.

Raimundo decidiu seguir para Goiânia.

Confira reportagem da época do Jornal Nacional sobre:

Decisões Drásticas

Tripulantes retiraram ferido após pouso no aeroporto de Santa Genoveva, em Goiânia | Foto: Divulgação

Tripulantes retiraram ferido após pouso no aeroporto de Santa Genoveva, em Goiânia | Foto: Divulgação

Ao chegar à capital de Goiás, o sequestrador ordenou que o voo fosse direcionado a São Paulo.

Ciente da impossibilidade por falta de combustível, Fernando executou uma manobra que salvou todos a bordo: um tonneau.

Essa manobra, jamais realizada em um voo comercial até então, é considerada única para esse modelo de aeronave.

O movimento desestabilizou o sequestrador e permitiu o pouso no Aeroporto de Goiânia, já cercado pela Polícia Federal.

Fernando tentou escapar, mas foi ferido na perna, sem gravidade.

Raimundo desembarcou usando o comandante como escudo, sendo baleado duas vezes.

Três dias depois, após cirurgia e internação, morreu de anemia falciforme.

O comandante Fernando, condecorado com as medalhas Mérito Santos-Dumont e da Ordem do Mérito Aeronáutico, faleceu em 2020 devido a complicações da Covid-19.

CONFIRA O TRAILER DO FILME:


LEIA MAIS:

https://dev.folhaz.com.br/noticias/sequestro-goiania/

Leave a reply

Join Us
  • Facebook38.5K
  • X Network32.1K
  • Behance56.2K
  • Instagram18.9K

Stay Informed With the Latest & Most Important News

I consent to receive newsletter via email. For further information, please review our Privacy Policy

Follow
Search
Mais Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...