O deputado estadual Rafael Gouveia (Republicanos) não pretende deixar a base do governador Ronaldo Caiado (UB) e mantém o plano de ser candidato a federal.
Em entrevista à reportagem, ele afirmou que seus planos não mudarão mesmo que o deputado federal e presidente do partido no Estado, João Campos, decida compor com o oposicionista Gustavo Mendanha (Patriota).
Confira como foi a conversa:
Folha Z: Como estão os pré-candidatos do Republicanos em relação ao apoio para governador?
Rafael Gouveia: Das principais lideranças, na chapa de federal, Jovair Arantes e Zé Antônio querem caminhar com Gustavo Mendanha. Jefferson Rodrigues e eu estamos com Caiado.
Folha Z: Isso vai influenciar na escolha da presidência estadual?
Rafael Gouveia: A tendência é que o Republicanos permaneça na base. Mas é claro que o deputado João Campos é o presidente do partido. Se ele decidir apoiar Gustavo Mendanha, nós saberemos respeitar. Mas, quando eu entrei no partido, deixei bem claro que permaneceria com Caiado, independente da posição partidária.
Jornalista Guilherme Coelho entrevista Rafael Gouveia | Foto: Reprodução
Folha Z: E a nacional do partido tem se envolvido na questão?
Rafael Gouveia: Nunca participei de nenhuma reunião com o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira. Mas todas as informações que recebo apontam que o presidente deu autonomia ao diretório local. Então não acredito que ele chegaria ao ponto de interferir na decisão partidária dentro do Estado.
Folha Z: Então não há chance de troca no comando estadual?
Rafael Gouveia: Não ouvi essa possibilidade ser cogitada. E acho muito pouco provável que aconteça. Principalmente já que estamos tão perto da eleição. Vamos tentar dialogar e encontrar o melhor caminho pra todo mundo, para que todos sejam bem-sucedidos eleitoralmente.
Folha Z: Na sua opinião, por que tem sido tão difícil para João Campos garantir vaga dentro da chapa caiadista?
Rafael Gouveia: Eu fui um dos que trabalharam para tentar construir aquilo que vejo como o melhor cenário: João Campos candidato ao Senado na base do governador. Lógico que essa é uma construção complexa, para os 2 lados. São muitos nomes com interesse na vaga e há uma dificuldade para o governador tomar essa decisão. Então eu acho que a base deve respaldar essa escolha.
Folha Z: Ainda há chances de que essa composição aconteça?
Rafael Gouveia: Tentamos construir um grupo volumoso em torno dessa ideia. Mas não avançou. Então acho que hoje seja realmente difícil fazer essa construção.