O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), durante fiscalização de rotina em escolas, encontrou mofo nas paredes da despensa de alimentos e produtos vencidos.
A fiscalização do TCM iniciou na última 2ª feira (24) e se encerrou nesta 5ª (27).
13 municípios foram inspecionados.
São eles: Aparecida de Goiânia, Terezópolis, Goianápolis, Hidrolândia, Aragoiânia, Abadia de Goiás, Caturaí, Senador Canedo, Bonfinópolis, Goianira, Inhumas, Goianápolis e Guapó.
As escolas foram escolhidas a partir de indicativos de situações críticas relacionadas à infraestrutura que constam no Censo Escolar 2022.
A vistoria também constatou a ausência de extintores e sinalização de emergência.
Posicionamento das demais prefeituras
Os problemas foram verificados a partir da Fiscalização Ordenada na Educação em conjunto com o Ministério Público (MP).
APARECIDA DE GOIÂNIA | Escola Municipal Santo Antônio (Produtos vencidos) | Foto: TCM Goiás
No site oficial da Operação Educação, atualizado em tempo real, é possível verificar diversos problemas nas instituições.
Entre os detectados se destacam: a ausência de sistema de combate a incêndios, alimentos em péssimas condições, estrutura precária e carência de saneamento básico.
Na Escola Municipal Santo Antônio, situado na Cidade Satélite São Luiz, em Aparecida de Goiânia, o TCM encontrou produtos vencidos.
Mofo foi identificado na Escola Professora Cristiane Maria de Sousa. A instituição fica no setor Tocantins.
A Secretaria de Educação do município informou que as instituições fiscalizadas pelo TCM terão as irregularidades solucionadas dentro do prazo de 5 dias.
Já na Escola municipal Padre João Bosco Pereira, na cidade de Aragoiânia, foi constatado uma grande quantidade de mofo nas paredes da despensa de alimentos.
Além disso, em Hidrolândia, no CMEI Natércia Pires Machado, o Tribunal detectou a ausência de extintores, sinalização de emergência e qualquer dispositivo relacionado a incêndio.
O CMEI Rita Alves Pereira e a Creche Municipal Menino Jesus
Em Guapó, a biblioteca da Escola Municipal de Tempo Integral Verônica Moreira de Souza, fica dentro da sala dos professores. O adequado, de acordo com fiscais do TCM, é a biblioteca tem uma sala própria.
O órgão, a partir das informações levantadas, irá elaborar um relatório recomendando adequações para as escolas fiscalizadas.
As prefeituras de Aragoiânia, Hidrolândia e Guapó informaram que irão seguir as recomendadas do TCM e solucionarão os problemas nos próximos dias.
LEIA TAMBÉM:
https://dev.folhaz.com.br/noticias/detectores-de-metais-serao-instalados-em-escolas-de-goiania-saiba-quando-alunos-voltarao-a-utilizar-mochilas/