Presidente do Sincopeças-GO Maurício Paiva | Foto: Thiago Araújo
Por Thiago Araújo
A um mês da eleição para definir a nova diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), os candidatos Marcelo Baiocchi e José Carlos Palma seguem determinados em conquistar o apoio dos 29 delegados aptos a participar do pleito.
Diante deste cenário, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos e de Peças e Acessórios para Veículos de Goiás (Sincopeças-GO), Maurício Ribeiro de Paiva, avaliou o processo eleitoral da entidade e questionou, em entrevista ao Folha Z, a representatividade de um dos candidatos.
“Marcelo Baiocchi não representa legitimamente o comércio, pois tem um perfil contraditório e outros interesses”, disse.
Segundo ele, Baiocchi é ligado ao ramo imobiliário e, por este motivo, defenderia os interesses dos empresários do setor.
“Avaliar o contexto empresarial dos candidatos é importante para ver quem está por trás do processo político da entidade. Por ser ligado ao ramo de loteamentos e de imóveis comerciais e residenciais, Baiocchi, em determinada situação, pode deixar de defender as demandas dos lojistas para atender as reivindicações de construtores e grandes empreendimentos, como shoppings, por exemplo”, acrescentou.
LEIA MAIS: Ex-presidente do Sindilojas, José Carlos Palma oficializa disputa da Fecomércio
Em contraposição, Maurício Paiva sustentou que José Carlos Palma, ex-presidente do Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-GO), é o nome mais preparado para assumir a Fecomércio-GO em junho deste ano.
“Palma se identifica mais com o comércio de bens e tem um histórico de representatividade. Atualmente, o empresariado goiano de bens está convencido de que ele está preparado para atender às nossas necessidades”, completou.
Sobre o cenário atual da entidade, o represente do Sincopeças elogiou a atuação do atual presidente, José Evaristo dos Santos.
“Hoje, graças à ações empreendidas por ele, a Fecomércio consegue ser independente e caminhar sozinha. José Evaristo foi responsável por administrar com eficiência o Sesc e o Senac. Agora precisamos de um dirigente que atenda as demandas dos empresários do setor de comércio de bens, serviços e turismo a fim de garantir o desenvolvimento econômico de Goiás”, sustentou.
Procurada pela reportagem, a assessoria da Fecomércio-GO destacou que o atual presidente, José Evaristo dos Santos, está conduzindo o processo com “neutralidade para não influenciar os votantes”.
No entanto, nos bastidores, sabe-se que ele apoia a sucessão de Palma. O Folha Z tentou contato com José Evaristo, mas ele viajou para o Rio de Janeiro esta semana para participar de reuniões na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Dados
A eleição da Fecomércio-GO será realizada no próximo dia 11 de maio, das 9h às 12h, por escrutínio secreto. Podem participar do pleito os 29 sindicatos filiados, tendo um delegado eleitor por cada organização.