A Polícia Militar (PM) se reuniu com moradores do Jardim América, na última quinta-feira (5), para discutirem soluções para a questão da segurança no bairro. O encontro foi um compromisso da PM na edição do “Bairro que eu tenho, o bairro que eu quero”, realizada nos dias 30 e 31 de março. Na votação, 42% dos moradores apontaram como principal problema a falta de segurança.
Na reunião, a polícia apresentou aos moradores um levantamento com as principais ocorrências registradas no setor no mês de março. Também foram definidas estratégias para reforçar a segurança no bairro.
“Nós vamos reforçar nossa ações com o Giro, Rotam, Choque, Cavalaria e, é claro, com o apoio da população, porque ela é importante para combatermos o crime. A população também é uma guardiã do bairro”, explica o major Antônio Moreira Bonfim.
Moradores não comparecem a reunião
A polícia prometeu se reunir todos os meses com os moradores, mas para o jornalista Guilherme Coelho faltou mais participação da população: “Estou satisfeito com a reunião, porém achei que teve pouca participação da comunidade, porque compareceram apenas 25 moradores de um bairro com 80 mil habitantes”.
O coronel Márcio Queiroz explica como deverão funcionar estas reuniões: “Vamos fazer essas reuniões com toda a comunidade justamente para podermos pegar as informações, identificar os problemas. Teremos um calendário que será divulgado no site da polícia para que a população possa ver e participar”.
Os policiais também aproveitaram o encontro e deram dicas para prevenir a ação dos bandidos. A moradora do bairro Elizabeth Costa disse que irá ter mais cuidado na hora de transitar pelo setor.
“Eu sou muito despercebida com a minha bolsa e de agora em diante eu vou andar com a bolsa na frente do corpo o tempo todo. Outra coisa interessante é que agora eu sei que posso entrar em contato a qualquer hora com os policiais, eu não sabia. Se tiver mais oportunidades, eu quero participar mais para poder me defender”.
Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera