dezenas de peixes mortos foram retirados do fundo do lago do Parque Cascavel, em Goiânia, na manhã desta segunda-feira, 1º.
Imagens exclusivas feitas pela reportagem do Folha Z mostram animais agonizando em meio à lama e trabalhadores retirando sacos cheios de peixes mortos do local.
Visualizar esta foto no Instagram.
Segundo a assessoria da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), o lago passa por obras de desassoreamento.
No local, é instalada uma bacia de contenção para segurar rejeitos que descem com a enxurrada.
E, por isso mesmo, a obra tem caráter emergencial e precisa ser finalizada antes que o período de chuvas se inicie em Goiânia.
De acordo com o gerente de parques e unidades de conservação, José Ricardo da Silva, a previsão de entrega é para a segunda quinzena de novembro.
“O objetivo é evitar que o lago, que é artificial, seja assoreado novamente. Ou, pelo menos, fazer com que esse processo demore mais”, disse o gerente.
Visualizar esta foto no Instagram.
O trabalho é realizado em parceria entre Amma e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).
Além disso, 50 detentos do regime semiaberto trabalham no local.
De acordo com a Amma, a dificuldade do trabalho está na impossibilidade do uso de redes para remover os peixes da água.
Como há muita lama no local, os animais devem ser removidos manualmente, um a um.
Em imagens registradas nesta manhã, foi possível ver funcionários da CMO (Construtora Moreira Ortence) ajudando a retirar peixes mortos do local.
Segundo a Amma, eles se voluntariaram na tentativa de salvar a vida de parte desses animais.
Mais cedo, várias crianças também entraram no lago para tentar resgatar peixes em situação de risco.
Os 50 presos do regime semiaberto que participam no Projeto Recuperando Pessoas e Parques começaram as atividades de recuperação dos parques de Goiânia em maio.
O projeto é fruto de parceria da Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e a Diretoria Geral de Administração Penitenciária.
LEIA MAIS: Relembre a história de boates que marcaram época em Goiânia
Acompanhe tudo que acontece em Goiânia seguindo o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)