Polícia Civil cumpre 21 mandatos de busca e apreensão em Goiás | Foto: PC-GO

Operação Parasita cumpre 23 mandados. Gestão do HMAP é investigada

guilhermeNotícias16, setembro, 2021

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) é um dos alvos da Operação Parasitas, deflagrada pela Polícia Civil de Goiás (PC-GO), por meio da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor), nesta 5ª feira (16).

São cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, sendo 21 em Goiás e outros 2 em São Paulo.

A operação investiga desvio de recursos públicos na área da saúde em 2020.

O esquema criminoso teria ocorrido por meio da Organização Social Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), gestor do HMAP, e que teria resultado em um desvio de aproximadamente R$ 6 milhões para compra de materiais e insumos hospitalares em combate à pandemia de Covid-19.

Processo Seletivo abre vagas para o Hospital Municipal de Aparecida | Foto: Divulgação

Hospital Municipal de Aparecida | Foto: Divulgação

Empresas em nomes de laranjas foram contratadas em regime de urgência para fornecer os insumos, mas parte do dinheiro teria retornado aos gestores da Organização Social (OS).

A operação ainda constatou emissão de notas fiscais falsas pelas empresas lavagem de dinheiro para justificar o recebimento dos recursos.

Os materiais contratados, em alguns casos, não teriam sido entregues ou foram entregues em menores quantidades e com menor qualidade.

Além do HMAP, as irregularidades também ocorreram nos hospitais estaduais de Pirenópolis (HEELJ), Jaraguá (Heja) e de Urgências da Região Sudoeste em Santa Helena de Goiás (Hurso), além de outros centros médicos para atendimento a pacientes com Covid-19 no estado do Amapá.

Os nomes dos investigados não foram divulgado pelas PC-GO.

123 policiais estão envolvidos na operação que investiga crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, peculato e lavagem de dinheiro.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia afirmou que não está entre os investigados na operação. Confira declaração na íntegra:

“A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia esclarece que não é alvo da operação em questão e que possui 15 auditores externos independentes analisando todas as prestações de contas dos serviços executados pela organização social na gestão do Hospital.”


 

Leave a reply

Join Us
  • Facebook38.5K
  • X Network32.1K
  • Behance56.2K
  • Instagram18.9K

Stay Informed With the Latest & Most Important News

I consent to receive newsletter via email. For further information, please review our Privacy Policy

Follow
Search
Mais Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...