Comando geral da PM se reúne com MP-GO

MP quer suspender torcidas organizadas por cinco anos

guilhermeSem categoria15, fevereiro, 2013

Comando geral da PM se reúne com MP-GO

Comando do policiamento da capital se reúne com MP-GO

O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) quer a suspensão parcial das atividades das torcidas organizadas Força Jovem Goiás, Esquadrão Vilanovense e Dragões Atleticanos, para que fiquem impedidas de desempenhar suas atividades por cinco anos.

Este foi o pedido liminar feito em ação civil pública proposta pelo promotor Goiamilton Antônio Machado, da 70ª Promotoria de Justiça de Goiânia, com atribuição na defesa do consumidor.

Proibição

Fica proibido o uso de vestimentas, faixas, cartazes, bandeiras, instrumentos musicais ou de qualquer outro meio que possa identificar as torcidas nos estádios de futebol ou em reuniões organizadas por seus membros neste período, sob pena de proibição da entrada no estádio, bem como a apreensão e perda do material utilizado.

Multa

Ainda em caráter liminar é requerida a fixação de multa diária no valor de R$ 1 mil em caso de descumprimento, sendo a multa eventualmente aplicada destinada ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos. Também é pedido que sejam expedidos ofícios às Polícias Civil e Militar, à Guarda Municipal de Goiânia, à Federação Goiana de Futebol (FGF) e à Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel) para integral cumprimento da liminar deferida.

Além disso, é requerido que seja igualmente proibida, em Goiânia, pelo período de cinco anos, a prática de qualquer atividade de torcida organizada, vinculada a clubes de outros Estados, nos dias de jogos de competição nacional, assim como o acesso de torcedor ao Estádio Serra Dourada com bandeiras, indumentárias ou instrumentos musicais que o caracterize como integrante de torcida organizada.

Acompanhamento do MP

Após a instauração de inquérito civil público e conforme amplamente divulgado pela imprensa, apurou-se que o jogo de futebol realizado no Estádio Serra Dourada no último dia 2, entre Goiás e Vila Nova, foi precedido de atos de extrema violência entre integrantes das torcidas Força Jovem Goiás e Esquadrão Vilanovense, atos que se estenderam durante e após o jogo, inclusive com danos pessoais e materiais.

Assim, em reunião na Promotoria de Justiça realizada na semana passada, o Comando do Policiamento da Capital apresentou relatório das ocorrências de confrontos envolvendo as torcidas organizadas, que resultaram em danos materiais e tentativa de homicídio. Dessa forma, foi requerida ao promotor a proibição da entrada de torcedores com vestimentas e materiais alusivos às torcidas nos jogos do Campeonato Goiano de 2013.

Cristina Rosa – Nayara Pereira (MP-GO)

Leave a reply

Join Us
  • Facebook38.5K
  • X Network32.1K
  • Behance56.2K
  • Instagram18.9K

Stay Informed With the Latest & Most Important News

I consent to receive newsletter via email. For further information, please review our Privacy Policy

Follow
Search
Mais Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...