MP Eleitoral pede cassação de Mabel e inelegibilidade de Caiado por eleições municipais

PH MotaDestaqueNotícias27, novembro, 2024697 Views

O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) apresentou uma ação pedindo a inelegibilidade do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e a cassação da chapa de Sandro Mabel (União Brasil) à Prefeitura de Goiânia nas eleições deste ano.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) fala em abuso de poder político por uso do Palácio das Esmeraldas, sede do governo goiano, em eventos de apoio à candidatura de Mabel.

Segundo o MP Eleitoral, o registro de eventos divulgados nas redes sociais do governador do candidato revelam a irregularidade.

A denúncia cita um jantar ocorrido no dia 7 de outubro, no Palácio das Esmeraldas, com as presenças de Mabel, Caiado e 26 vereadores eleitos pela capital goiana, além de suposto uso de recursos públicos, como alimentos e serviços de servidores, utilizados para beneficiar a campanha.

“De igual forma, fez uso, nas referidas oportunidades, o investigado Ronaldo Ramos Caiado de materiais (especialmente alimentos e bebidas, já que se trataram de jantares), e serviços (realizados pelos servidores que ali exercem suas funções) públicos […] Quanto ao abuso do poder político, é de se ver que, embora a aferição da gravidade da conduta deva ser extraída das circunstâncias do fato, independentemente da efetiva quantidade de eleitores diretamente atingidos, não se pode ignorar o fato de que os mencionados eventos tiveram ampla divulgação na mídia e redes sociais, pelo que ostentam gravidade suficiente para comprometer a legitimidade e a normalidade do pleito”, alega o MP Eleitoral.

Governador Caiado recebe 26 vereadores eleitos em apoio à campanha de Mabel | Foto: Divulgação

Governador Caiado recebe 26 vereadores eleitos em apoio à campanha de Mabel | Foto: Divulgação

A representação junto ao MP Eleitoral foi apresentada pela coligação formada por PL e Novo em Goiânia, incluindo o candidato derrotado Fred Rodrigues (PL).

Ainda em outubro, durante o período eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás proibiu o governador de usar o Palácio das Esmeraldas para impulsionar a candidatura de Mabel.

Na ocasião, a Justiça acolheu pedido de investigação também protocolado por Fred Rodrigues.


Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?

Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!

**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.

É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”


0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Join Us
  • Facebook38.5K
  • X Network32.1K
  • Behance56.2K
  • Instagram18.9K

Stay Informed With the Latest & Most Important News

I consent to receive newsletter via email. For further information, please review our Privacy Policy

Categories

Advertisement

Loading Next Post...
Follow
Sidebar Search
Mais Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...