A polarização entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua a dominar a corrida presidencial, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta 2ª feira (13).
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
No cenário espontâneo da pesquisa, o petista aparece com 20,1% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente tem 16,7%.
Considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, ambos estão tecnicamente empatados.
A pesquisa também revelou que 49,8% dos entrevistados ainda estão indecisos, enquanto 6,8% declararam intenção de votar nulo ou em branco.

Governador Ronaldo Caiado durante entrevista | Foto: Divulgação
Governador Ronaldo Caiado
Outros nomes, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), foram citados por uma pequena parcela dos eleitores, com 0,5% das intenções de voto.
Outros possíveis candidatos mencionados incluem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (1,6%), Ciro Gomes (1,2%), Pablo Marçal (0,7%), Eduardo Bolsonaro (0,4%), Gusttavo Lima (0,4%), Michele Bolsonaro (0,4%) e outros (1,2%).
Polarização no cenário estimulado
Quando a pesquisa foi estimulada, ou seja, quando os nomes dos candidatos foram apresentados aos eleitores, os dois principais concorrentes, Lula e Bolsonaro, continuaram empatados.
No 1º cenário testado, os resultados foram os seguintes:
- Lula: 34%
- Jair Bolsonaro: 33,9%
- Ciro Gomes: 11,3%
- Pablo Marçal: 6,1%
- Ronaldo Caiado: 4,7%
- Helder Barbalho: 1,2%
- Não sabe: 3,3%
- Nenhum: 5,6%
Cenário sem Pablo Marçal
No 2º cenário, onde o nome de Pablo Marçal foi retirado, Bolsonaro ficou ligeiramente à frente de Lula, embora o empate dentro da margem de erro ainda seja possível.
Os números ficaram assim:
- Jair Bolsonaro: 37,3%
- Lula: 34,4%
- Ciro Gomes: 11,7%
- Ronaldo Caiado: 5,4%
- Helder Barbalho: 1,4%
- Indecisos: 3,6%
- Nenhum: 6,2%
2º turno: Lula vs Bolsonaro
Em um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro, os dois estão novamente empatados, mas com uma ligeira vantagem para o ex-presidente. A pesquisa mostrou que:
- Jair Bolsonaro: 45,7%
- Lula: 42,2%
- Não souberam responder: 3,8%
- Nenhum ou nulo: 8,3%
Outros cenários testados
Sem o nome de Bolsonaro, a pesquisa também avaliou outros nomes da direita, como a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro (PL), os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Jr. (PSD) e Ronaldo Caiado (União Brasil).
O melhor desempenho entre esses nomes foi o de Tarcísio, que obteve 25% contra Lula. Michele Bolsonaro, por sua vez, ficou empatada com Ciro Gomes, ambos com 30%, em um cenário sem Lula.
2º turno sem Lula
No segundo turno, Michele Bolsonaro teve um desempenho ligeiramente melhor que Tarcísio.
Em um cenário contra Lula, Michele obteve 42,2%, enquanto o petista ficou com 43,1%. Já no confronto com Tarcísio, Lula registrou 43,4% contra 40,1% do governador paulista.
Detalhes da pesquisa Paraná
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2025, com 2.018 eleitores de todo o Brasil, com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. Como não se trata de um ano eleitoral, os dados não foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?