Caiado e a secretária de Economia de Goiás, Selene | Foto: Divulgação

Goiás tem Recuperação Fiscal com nota máxima em avaliação do Ministério da Fazenda; ENTENDA critérios

O Ministério da Fazenda reconheceu o desempenho da Secretaria da Economia de Goiás com a nota ‘A’, na última semana.

A classificação de desempenho foi realizada pelo Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

O conselho de supervisão do RRF de Goiás é composto por representates do Ministério da Fazenda, do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE).

O documento do Ministério da Fazenda atesta que Goiás cumpriu todas as metas acordadas no RRF no segundo semestre de 2023, mantendo o bom desempenho alcançado no 1º semestre do ano passado.

A nota “A” foi atribuída a Goiás por “não terem sido verificadas violações às vedações na lei ou atrasos nas medidas de ajuste fiscal e constatado o cumprimento das metas e compromissos fiscais”, atesta o relatório.

O documento é elaborado, semestralmente, pelo Conselho que monitora as ações do estado ao longo do período de vigência do RRF, tendo por foco a manutenção das condições e ações pactuadas no plano.

A classificação de desempenho é determinada com base na apuração dos indicadores de inadimplência com relação às vedações previstas no art. 8º da LC nº 159/2017, além da implementação das medidas de ajuste e do atendimento dos compromissos previstos no Plano de Recuperação Fiscal.

Para a secretária da Economia, Selene Peres Peres Nunes, a permanência do estado com a nota máxima reconhece o compromisso fiscal da atual gestão e também credencia Goiás a colocar em discussão aperfeiçoamentos necessários para as regras do RRF, em especial no que tange à atual regra de correção do teto de gastos da Lei Complementar nº 159/2017.

“O atual critério, que reajusta o teto de gastos apenas pela inflação, é injustificadamente rígido a médio prazo, penalizando estados que, como Goiás, seguem um caminho responsável”, frisou ela.


LEIA TAMBÉM:

https://dev.folhaz.com.br/noticias/21-bombeiros-goias-rio-grande-do-sul-ajuda-humanitaria-temporais/

Leave a reply

Join Us
  • Facebook38.5K
  • X Network32.1K
  • Behance56.2K
  • Instagram18.9K

Stay Informed With the Latest & Most Important News

I consent to receive newsletter via email. For further information, please review our Privacy Policy

Follow
Search
Mais Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...