O Ministério da Saúde anunciou nesta 5ª feira (13) que vai tornar grátis 2 novos medicamentos do Programa Farmácia Popular, aumentando a lista para 41.
Com isso, todos os insumos oferecidos pelo programa são disponíveis de forma gratuita.
Os 2 novos produtos adicionados ao rol da gratuidade são:
Antes, 39 produtos já eram oferecidos sem custos, mas a população precisava pagar uma coparticipação para adquirir esses 2 itens específicos.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez o anúncio durante o Encontro Nacional de Prefeitos, em Brasília, destacando a importância da medida para o envelhecimento da população e o aumento do alcance do programa, principalmente em áreas remotas.
Para retirar os itens, o paciente ou representante legal deve apresentar um documento oficial com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade.
O paciente deve comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do programa, apresentando os seguintes documentos:
Para solicitar as fraldas, exclusivas para idosos, , é obrigatória a apresentação de prescrição, laudo ou atestado médico que justifique a necessidade do uso.
No caso de pacientes com deficiência, o documento deve conter a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID).
Pacientes acamados ou impossibilitados de comparecer, podem retirar os medicamentos por meio de um representante legal ou procurador que vá até o estabelecimento credenciado com os devidos documentos.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”