Neste domingo (27), cerca de 1,6 milhão de eleitores das cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis deverão retornar às urnas para o 2º turno das eleições municipais. Esse comparecimento é independente do primeiro turno: os eleitores aptos podem votar na segunda etapa mesmo que não tenham comparecido na primeira.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
De acordo com a Justiça Eleitoral, cada turno é considerado uma eleição independente para efeito de registro de presença. Dessa forma, não comparecer no 1º turno não impede que eleitores aptos votem no 2º turno.
No Brasil, o voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos. Já para jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos e pessoas analfabetas, o voto é facultativo.
Eleitores que não compareceram no 1º turno e ainda não justificaram a ausência têm até o dia 5 de dezembro de 2024 para regularizar a situação.
A justificativa pode ser feita de maneira simples através das plataformas e-Título, Sistema Justifica ou pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do TRE-GO.