Morder, lamber e correr atrás do rabo podem ser sinais de problemas graves com seu cão

Neriton DiasNotícias26, fevereiro, 2018705 Views

Você sabe dizer se as manias do seu cachorro são inofensivas ou se tornaram compulsão? | Foto: Reprodução

Você sabe dizer se as manias do seu cachorro são inofensivas ou se tornaram compulsão? | Foto: Reprodução

Infelizmente até os cães podem desenvolver manias compulsivas. Normalmente, este problema é um indicativo de que algo não vai bem, ou seja, alguma necessidade do animal não está sendo suprida.

Você já observou cães lamberem as patinhas de forma intensa e constante a ponto de provocar irritações na pele e causar ferimentos?

Ou cães que perseguem a própria cauda ou a sombra de forma insistente? Ou ainda aqueles que se locomovem repetindo a mesma rota de percurso?

Pois é, estes são alguns exemplos de comportamentos compulsivos comuns de se observar.

O que é 

Podemos definir comportamentos compulsivos como sendo aqueles que, apesar de fazerem parte do repertório comportamental da espécie, apresentam-se de forma repetitiva, intensa e ritmada.

Essas ações, aparentemente não têm função ou objetivo algum, atrapalhando as atividades diárias do seu pet e comprometendo o bem-estar dele.

Ao notar que seu animalzinho apresenta comportamentos compulsivos, o primeiro passo para resolver, ou pelo menos minimizar a compulsão, é identificar a motivação que o leva a realizar tal comportamento.

Seu cachorro tem manias? ATENÇÃO: elas podem ser sintoma de um problema mais grave | Foto: Reprodução

Seu cachorro tem manias? ATENÇÃO: elas podem ser sintoma de um problema mais grave | Foto: Reprodução

Em muitos casos, a falta de atividade é a principal motivação, atingindo animais que não têm estímulo e, por isso, acabam canalizando as suas energias para realizar atitudes compulsivas.

Mais uma razão para você investir nos passeios, brincadeiras e enriquecer o ambiente para estimular física, mental e emocionalmente o seu amigo.

LEIA MAIS: Como cuidar de um cachorro deficiente (cego, surdo etc.)?

Mordendo e lambendo

Em outros casos, os comportamentos compulsivos podem indicar dor devido a problemas de saúde. Um exemplo são as lambeduras e mordeduras intensas.

Estes comportamentos podem ser um indicativo de coceira ou dor. Examine as áreas do corpo que o seu cão lambe mais intensamente e verifique se não há feridas, parasitas (pulgas e carrapatos) ou irritabilidade de qualquer natureza que possam ser motivos de comportamentos compulsivos.

Se for o caso, faça uma visita ao veterinário e, com o tratamento correto, o comportamento deve desaparecer.

Perseguir a própria cauda ou realizar o mesmo trajeto repetidas vezes são sinais de estresse e ansiedade. Infelizmente, é comum observar estes comportamentos em animais confinados em zoológicos.

Promover atividades e o gasto de energia ajudam a minimizar o estresse e a ansiedade e são o caminho para eliminar os comportamentos compulsivos.

Ansiedade e estresse

Este problema pode ter como causa fatores psicológicos (ansiedade e estresse), ambientais (falta de atividade e ambiente inadequado), alergênicas (alergia a alimentos ou produtos de limpeza), parasitárias (carrapatos e pulgas) e ainda dor ou coceira.

Identificando a causa, é importante interromper o comportamento “quebrando” o ciclo vicioso alimentado pelo comportamento compulsivo.

Atividades físicas regulares e o enriquecimento ambiental têm por objetivos direcionar a compulsão a atividades mais saudáveis, diminuindo o estresse, a ansiedade e, consequentemente, o comportamento compulsivo.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Join Us
  • Facebook38.5K
  • X Network32.1K
  • Behance56.2K
  • Instagram18.9K

Stay Informed With the Latest & Most Important News

I consent to receive newsletter via email. For further information, please review our Privacy Policy

Categories

Advertisement

Loading Next Post...
Follow
Sidebar Search
Mais Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...