A pedido da Prefeitura de Goiânia, Câmara prorroga prazo do parcelamento de IPTU

Neriton DiasPolítica28, setembro, 2017698 Views

Para solicitar parcelamento dos impostos, goianienses podem ir até postos do Atende Fácil (link no post) | Foto: Divulgação / Prefeitura de Goiânia

Para solicitar parcelamento dos impostos, goianienses podem ir até postos do Atende Fácil (link no post) | Foto: Divulgação / Prefeitura de Goiânia


A Câmara Municipal aprovou na manhã desta quinta-feira, 28, Projeto de Lei do Executivo que prorroga o prazo para adesão ao Programa Recuperação Fiscal (Refis). A nova extensão vai até 31 de dezembro.
O projeto que concede anistia de mora e remissão de juros do IPTU, ITU e ISSQN foi aprovado em Julho deste ano pelo Legislativo e o prazo se encerraria amanhã, 29/09. O Paço propunha prorrogação por mais um mês com a justificativa de que “é necessário mais tempo para assegurar que todos os interessados possam ser atendidos, já que a procura foi alta nos Postos de Atendimento”.
LEIA MAIS: Dia D da Inclusão terá entrevistas de emprego, cursos e muito mais em Goiânia
A emenda proposta pelo presidente da Comissão de Finanças da Casa, Clécio Alves (PMDB), Anselmo Pereira (PSDB) e Paulo Magalhães (PSD) permite que os contribuintes inadimplentes tenham até o dia 31/12 deste ano para quitar suas dívidas para com a Prefeitura. Foram 28 votos favoráveis e apenas um contrário, do vereador Juarez Lopes (PRTB).
O vereador Juarez defendia a aprovação da matéria proposta pelo Prefeito Iris Rezende (PT) com a prorrogação do prazo para o pagamento dos impostos municipais, até 31/10 próximo. Ele usou a Tribuna da Casa para pedir aos colegas que não aprovassem a emenda, “para não prejudicar a arrecadação dos tributos”. Segundo Juarez, com maior prazo, todos deixariam para pagar no último momento e, assim, a Prefeitura deixaria de arrecadar nos próximos meses.
Motivação
Um dos autores da emenda modificativa, Anselmo Pereira defendeu a dilatação do prazo alegando que “não se trata de emenda política, nem partidária, nem tampouco tem intenção de prejudicar a Administração Municipal. Pelo contrário, o objetivo e favorecer a população que terá mais tempo para organizar suas finanças para poder quitar os débitos para com o erário.
Segundo Anselmo, “quem pode pagar, paga em Outubro, Novembro e o dinheiro continua a entrar nos cofres públicos. Dezembro é para quem não tem condições agora, a população de menor poder aquisitivo e que recebe o 13º salário no final do ano,” justificou.
Também Clécio defendeu a necessidade de mais prazo para os devedores se organizarem financeiramente. Prorrogar por mais um mês não vai resolver o problema da arrecadação. Não se paga dívida sem dinheiro, argumentou. O que a Secretaria de Finanças deve fazer é cobrar a dívida de grandes empresas como Saneago, Celg e Bancos que devem mais de R$ 7 bilhões em impostos municipais. A solução é cobrar , buscar receber de quem deve para viabilizar recursos”.
Usuários que reclamaram de congestionamento no Atende Fácil podem comemorar: prazo foi estendido | Foto: Leitor / WhatsApp

Usuários que reclamaram de congestionamento no Atende Fácil podem comemorar: prazo foi estendido | Foto: Leitor / WhatsApp


Refis
O Refis beneficia quem tem débitos do Imposto Predial e Territorial Urbano- IPTU; Imposto Territorial Urbano-ITU e Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza- ISSQN com até 100% de descontos nos juros e multas e com parcelamento em até 40 vezes. A exceção é para devedores acima de R$ 500 mil, que poderão pagar o débito em, no máximo, dez parcelas.
Filas
Irritados com a demora e as filas extensas para parcelamento do IPTU no Atende Fácil do Paço Municipal, leitores procuraram o Folha Z. A reportagem, então, entrou em contato com a prefeitura, que emitiu nota. Confira:
“A demanda nos últimos dias do Refis (Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura), marcado para se encerrar na próxima sexta-feira, 29 de setembro, aumentou consideravelmente. Essa é uma cultura inerente ao brasileiro: deixar tudo para a última hora. A Prefeitura informa, no entanto, que o contribuinte pode procurar, também, uma das agências do Vapt-Vupt onde tenha guichê da administração municipal para aderir ao programa e emitir as guias de pagamento do débito. Os locais podem ser conferidos no site.”
Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter

Leave a reply

Join Us
  • Facebook38.5K
  • X Network32.1K
  • Behance56.2K
  • Instagram18.9K

Stay Informed With the Latest & Most Important News

I consent to receive newsletter via email. For further information, please review our Privacy Policy

Categories

Advertisement

Loading Next Post...
Follow
Sidebar Search
Mais Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...