Auxílio emergencial poderá ser prorrogado por mais 3, 10 ou até 12 meses

guilhermeNotícias06, maio, 2020701 Views

Já estão em análise na Câmara dos Deputados projetos que visam fazer com que o auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais seja prorrogado.

Pela Lei 13.982/20, o benefício será concedido por 3 meses: março, abril e maio.

Contudo, o Projeto de Lei (PL) 2222/20, do deputado federal Wolney Queiroz (PDT-PE), pretende prorrogar por mais 3 meses o programa.

Já o PL 2365/20, proposto pelos 10 deputados da bancada do Psol, prevê que o auxílio seja concedido por 9 meses.

Além disso, há o PL 2283/20, apresentado por 51 dos 53 deputados do PT na Câmera, que visa aumentar o período de concessão do auxílio emergencial para 1 ano.

Auxílio por mais 1 ano

Os deputados do PT alegam que o período de 3 meses previsto para o pagamento do auxílio “não será suficiente diante da previsão de contaminação pela Covid-19 até julho ou agosto”.

“Além disso, haverá um período de transição entre o choque do isolamento e a efetiva retomada da atividade, uma vez que o mercado de trabalho costuma ser o último a reagir em momentos de crise”, afirmam.

A proposta dos petistas ainda altera a Lei atual e prevê que, após o pagamento do auxílio por 12 meses, o período de concessão do benefício poderá ser prorrogado novamente por ato do Poder Executivo.

Nova remessa do Auxílio Emergencial para trabalhadores informais será paga | Foto: Marcos Santos/USP Imagens e Leonardo Sá/Agência Senado

Nova remessa do Auxílio Emergencial para trabalhadores informais será paga | Foto: Marcos Santos/USP Imagens e Leonardo Sá/Agência Senado

Problema com CPF

A ideia de Wolney Queiroz com o PL 2222/20 também é “socorrer por período de tempo maior a população mais carente”.

O deputado também quer, com a proposta, pagar o auxílio aos brasileiros que possuem CPFs pendentes de regularização ou estão suspensos.

Para ele, o benefício não pode deixar de ser pago nessas hipóteses.

O texto estabelece que só não terá direito ao recebimento do auxílio o indivíduo que tenha seu CPF cancelado – por exemplo, porque se constatou multiplicidade de CPFs -, ou cujo CPF tenha sido declarado nulo – por exemplo, por motivo de fraude.

Em ambos os casos, exige que haja decisão administrativa ou judicial nesse sentido. ​

Recessão

Os deputados do Psol citam estimativas de que o Brasil poderá passar pela maior recessão da história do País, podendo chegar a 6,4% do PIB, de acordo com o Banco Itaú.

Para a líder do partido, Fernanda Melchionna (Psol-RS), a estimativa de custo fiscal com a prorrogação é de R$ 196 bilhões e beneficiará 54 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Redação com informações da Agência Câmara de Notícias.

Auxílio Emergencial: 12 milhões devem fazer recadastro


Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Join Us
  • Facebook38.5K
  • X Network32.1K
  • Behance56.2K
  • Instagram18.9K

Stay Informed With the Latest & Most Important News

I consent to receive newsletter via email. For further information, please review our Privacy Policy

Categories

Advertisement

Loading Next Post...
Follow
Sidebar Search
Mais Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...