Atendentes não podem se recusar a receber boletos no caixa

Neriton DiasNotícias25, abril, 2015698 Views

Diretor do Procon Goiânia alerta que consumidores devem denunciar essa prática para que os órgãos de defesa possam atuar

Filas em banco são uma constante no dia a dia do brasileiro (Foto: Reprodução/Facebook)

Filas em banco são uma constante no dia a dia do brasileiro (Foto: Reprodução/Facebook)

Já chegou à boca do caixa no banco depois de pegar uma fila enorme apenas para ouvir do atendente que o serviço deveria ser feito através da internet ou no caixa eletrônico? Então saiba que as agências não são autorizadas a agir assim e, da próxima vez, pode reclamar no órgão de proteção ao consumidor (Procon).

Quem faz o alerta é o diretor do Procon Goiânia, Miguel Tiago, que cita a resolução 3.694 do Banco Central: “É vedado às instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil recusar ou dificultar, aos clientes e usuários de seus produtos e serviços, o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, mesmo na hipótese de oferecer atendimento alternativo ou eletrônico”.

Denúncias

Mas, ainda assim, essa é uma reclamação frequente de clientes de bancos. A diarista Elielda Maciel denuncia que um atendente já se negou a receber o pagamento de um boleto seu na boca do caixa. “O problema não é só entrar na fila à toa. Às vezes, a pessoa prefere pagar na agência porque não tem facilidade para usar os serviços online”, desabafou.

Caso o consumidor enfrente problemas semelhantes, o diretor do órgão de proteção ao consumidor explicou que a ação recomendada é acionar o Procon, Banco Central do Brasil ou Polícia Militar. “Poucos consumidores registram reclamações e só isso pode ajudar a combater a prática ruim”, disse.

Jornal Folha Z - 64 box procon

Asban

Segundo o vice-presidente de relacionamento institucional da Associação de Bancos nos Estados de Goiás, Tocantins e Maranhão (Asban), Mário Queiroz, a recomendação geral das instituições bancárias é de que seus funcionários e representantes orientem os usuários a utilizarem os canais alternativos de atendimento, “no caso das agências bancárias, os caixas automáticos”.
O vice-presidente também recomenda que o cliente que se sentir prejudicado deve contatar com a ouvidoria de própria instituição. Não encontrando solução adequada, pode contatar o próprio Banco Central do Brasil.


Ranking

O atendimento em agências bancárias é um dos serviços que mais contrariam o consumidor goiano. De acordo com relatório do Procon, os serviços financeiros aparecem em quarto lugar entre os assuntos mais reclamados em Goiás. Os bancos aparecem atrás somente de telefonia, informática e televisão.

Já no relatório que contabiliza todas as reclamações feitas ao Procon em março deste ano, em primeiro lugar apareceu a Caixa Econômica Federal, com 46 queixas, ou 10,22%. De 50 pessoas jurídicas presentes no ranking, 9 delas são instituições financeiras.

Leave a reply

Join Us
  • Facebook38.5K
  • X Network32.1K
  • Behance56.2K
  • Instagram18.9K

Stay Informed With the Latest & Most Important News

I consent to receive newsletter via email. For further information, please review our Privacy Policy

Categories

Advertisement

Loading Next Post...
Follow
Sidebar Search
Mais Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...