Fiscalização interdita 116 comércios com irregularidades em Aparecida

Neriton DiasNotícias21, maio, 2020698 Views

Equipes de fiscalização da Prefeitura de Aparecida de Goiânia interditaram 116 estabelecimentos que apresentaram irregularidades em medidas de combate à Covid-19 na 1ª metade de maio.

A força-tarefa fiscalizou 923 estabelecimentos. Desse total, 520 foram orientados e/ou intimados por descumprirem alguma das determinações e 287 estavam funcionando conforme especificações determinadas pela prefeitura.

Determinações

Lojas e indústrias devem cumprir as determinações de prevenção ao coronavírus no município, conforme previsto na Portaria nº 028/2020-GAB/SMS, que autorizou a retomada de 82% das atividades econômicas na cidade no dia 28 de abril.

Entre as medidas exigidas estão a proibição de aglomerações nos estabelecimentos, o uso obrigatório de máscaras para clientes e funcionários, a disponibilização de álcool gel para higienização das mãos e a assinatura virtual do Termo de Compromisso Sanitário Provisório disponibilizado gratuitamente na plataforma Retomada Responsável.

“Liberamos a reabertura do comércio com base em estudos técnicos e em nossa capacidade de atendimento hospitalar. Temos leitos de UTI disponíveis para pacientes da Covid-19, mas se nossa ocupação chegar em 70%, iremos editar um novo decreto determinando o fechamento novamente”, adverte o prefeito Gustavo Mendanha.

GCM integra força-tarefa de fiscalização em Aparecida | Foto: Enio Medeiros

GCM integra força-tarefa de fiscalização em Aparecida | Foto: Enio Medeiros

Fiscalização

Para reforçar o cumprimento das medidas de saúde, mais de 600 profissionais fazem trabalho diário de fiscalização em todas as regiões de Aparecida.

A força-tarefa é formada por servidores de todos os órgãos de fiscalização do município, como Saúde, Secretaria da Fazenda, Secretaria do Meio Ambiente, Regulação Urbana, Guarda Civil Municipal (GCM) e Procon.

Nos primeiros dias após a publicação da portaria, servidores da prefeitura estavam apenas orientando os comerciantes sobre as obrigatoriedades e conscientizando a população sobre a importância do cumprimento das medidas preventivas.

Passada a fase de orientação, os fiscais começaram a autuar, multar e até interditar preventivamente estabelecimentos que descumprem as medidas.

De acordo com o comandante da GCM, Weber Júnior, todo tipo de estabelecimento tem sido vistoriado, incluindo grandes supermercados e atacadistas, alvos de muitas denúncias de aglomerações.

“Intensificamos a fiscalização nas regiões com maior fluxo comercial, como Avenida Igualdade, Independência, Santana, Tropical, região da Vila Brasília, Jardim Tiradentes e outras. Estamos fiscalizando toda cidade e, se não estiverem cumprindo, será solicitado o fechamento até que se adequem”, alerta o comandante da GCM, Weber Júnior.

Fiscalização também é realizada em feiras livres | Foto: Wigor Vieira

Fiscalização também é realizada em feiras livres | Foto: Wigor Vieira

Feiras

A fiscalização foi reforçada também nas feiras livres. Os agentes municipais estão verificando, entre outras questões, se as medidas de distanciamento social estão sendo cumpridas.

Outra determinação proíbe o consumo de bebidas e comidas nas feiras como forma de evitar a aglomeração de pessoas.

Número de casos em Aparecida tende a ser 10 vezes maior, aponta pesquisa


Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Join Us
  • Facebook38.5K
  • X Network32.1K
  • Behance56.2K
  • Instagram18.9K

Stay Informed With the Latest & Most Important News

I consent to receive newsletter via email. For further information, please review our Privacy Policy

Categories

Advertisement

Loading Next Post...
Follow
Sidebar Search
Mais Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...