Cobertura do Folha Z em Aparecida de Goiânia aponta crescimento de crimes violentos na cidade.
Nos últimos 10 dias, foram registrados pelo menos 10 homicídios na cidade.
No dia 7, um homem de 32 anos foi morto a pauladas na porta da própria casa, no Jardim Boa Esperança.
Quatro dias depois, um jovem foi assassinado a facadas próximo a um campo de futebol do Jardim Tiradentes.
Também na noite do dia 11, um atirador disparou várias vezes em direção a 1 distribuidora de bebidas no Pontal Sul, matando um e ferindo outro, que estava distante do local.
Já no dia 12, outro homem também foi baleado e morreu em um espetinho nos fundos de um shopping no setor Serra Dourada 3ª Etapa.
Na sexta-feira, 13, o corpo de um homem de 25 anos foi encontrado enrolado em lençóis no meio de uma rua no setor Independência Mansões. Apesar de ainda não haver certeza quanto às causas da morte, indícios preliminares apontam para o homicídio.
As horas que compreenderam a madrugada de sexta até a noite de sábado, 14, porém, foram as mais violentas.
A polícia, inclusive, acredita que haja ligação entre um assassinato no setor Terra Prometida e um duplo homicídio ocorrido posteriormente no Parque Industrial Santo Antônio, nesse período.
Já na manhã do dia 16, uma idosa de 72 anos foi encontrada morta a facadas no Parque das Nações. A investigação trabalha com a hipótese de latrocínio.
Por fim, nessa terça, 17, um homem de 21 anos foi morto a tiros no setor Independência Mansões. Ele agonizou, debaixo do sol, antes de morrer.
SSP – 2019
Mapa de calor mostra zonas de ocorrências de homicídios em Aparecida de Goiânia em 2019 | Foto: SSP-GO
De acordo com as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, já foram registrados 99 homicídios em Aparecida em 2019.
Destes, 33 foram somente em setembro, o mês mais violento do ano até agora.
O número é igual à soma do mesmo período em 2017 (18) e 2018 (15).
Durante o ano, as estatísticas apontam que os bairros mais violentos são Garavelo, Independência Mansões, Tiradentes, Colina Azul, Expansul e Buriti Sereno.
Câmeras
Mais de 600 câmeras de monitoramento funcionarão em sistema de vigilância à disposição da Segurança Pública na cidade a partir de novembro | Foto: Prefeitura de Aparecida
No mês passado, a Prefeitura de Aparecida anunciou que, a partir de novembro, a cidade contará com mais de 600 câmeras de monitoramento em sistema de vigilância à disposição da Segurança Pública.
Parte do programa Cidade Segura, o aparato funcionará 24 horas por dia, integrando Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil, Guarda Metropolitana, Samu e Defesa Civil.
Segundo o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha, a intenção é reduzir os índices de violência e criminalidade.
A central utilizará 1 sistema automatizado com inteligência artificial para reconhecimento de padrões.
De acordo com as informações do secretário, o software é capaz de identificar sangue e corpos no chão durante a análise das imagens das câmeras.
Se a inteligência artificial tiver dúvida a respeito de um alerta, os agentes humanos são acionados para confirmá-lo ou não.
Em seguida, um chamado pode ser emitido automaticamente para a polícia ou para o socorro médico.
Segundo Cleomar, a medida possibilitará uma distribuição mais estratégica dos serviços de segurança e emergência, por meio da observação dos locais com mais demanda.
Incêndio de grandes proporções atinge indústria de produtos químicos em Aparecida
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)